Dados da Argentina
Após sua independência da Espanha, em 1816, a Argentina experimentou períodos de conflitos na política interna entre conservadores e liberais e entre facções civis e militares.
Depois da 2ª Guerra Mundial, um longo período de governo peronista autoritário foi seguido por uma ditadura militar que tomou o poder em 1976. A democracia retornou em 1983.
Esta imagem da NASA (acima) mostra a região do Monte Aconcágua, na Cordilheira dos Andes, fronteira entre Argentina e Chile. O Aconcágua (próximo ao centro da foto) fica no sudoeste da Argentina, Província de Mendoza. Com 6.960 metros acima do nível do mar, é o ponto culminante de todo o hemisfério ocidental. O suíço Matthias Zurbriggen foi o primeiro a atingir o cume do Aconcágua, em 1897.
Geografia da Argentina
A Argentina situa-se no extremo sul da América e é banhada pelo Oceano Atlântico.
Capital: Buenos Aires.
Divisões administrativas: Distrito Federal de Buenos Aires e 23 províncias: Catamarca, Chaco, Chubut, Cordoba, Corrientes, Entre Rios, Formosa, Jujuy, La Pampa, La Rioja, Mendoza, Misiones, Neuquen, Rio Negro, Salta, San Juan, San Luis, Santa Cruz, Santa Fe, Santiago del Estero, Tierra del Fuego e Islas del Atlantico Sur, Tucuman.
Relevo: planícies dos Pampas na metade norte, planalto da Patagônia ao sul e a Cordilheira dos Andes ao longo da fronteira oeste, com o Chile. Ponto mais alto: Cerro Aconcágua, com 6.960 m, localizado na província de Mendoza. Também, o ponto mais alto das Américas.
Área total: 2.766.890 km² (litoral 4.989 km). Segundo maior país da América do Sul, depois do Brasil, e o oitavo maior país do mundo.
Clima: Predominantemente temperado. Árido no sudeste e sub-antártico no sudoeste.
Portos: Bahia Blanca, Buenos Aires, Concepcion del Uruguay, La Plata, Punta Colorada, Rosario, San Lorenzo-San Martin e San Nicolas.
População
População: 45 milhões (2018).
Religiões: católicos romanos 92% (menos de 20% praticantes), protestantes 2%, judeus 2%, outros 4%.
Línguas: espanhol (oficial) e línguas indígenas.
Grupos étnicos: descendentes de europeus (principalmente de espanhóis e italianos) 97%, índios, negros e mestiços 3%.
Fonte principal: CIA - The World Factbook.
Argentina
A geleira de Moreno, na Patagônia argentina.
Lado argentino das Cataratas do Iguaçu ►
Copyright © Guia Geográfico - América Turismo |