Belize é um país da América Central banhado pelo Mar do Caribe. A capital é Belmopan e a maior cidade é Belize, antiga capital. O idioma oficial é o inglês, mas o espanhol e uma variedade do crioulo são também falados por boa parte da população. São 364 mil habitantes (2015).
Até o final do primeiro milênio da Era Cristã, as terras do atual Belize eram habitadas pelos mayas. Nos séculos 17 e 18, a região tornou-se um reduto de piratas ingleses e foi incorporada ao Império Britânico, em 1854, como Honduras Britânicas. Em 1973, o País passou a se chamar Belize. Em 1981, o País conquistou sua independência, mas o chefe de estado continua a ser o monarca britânico.
◄ América
Praia de San Pedro, em Ambergris Caye, Distrito de Corozal.
Uma onça, o maior felino da América, em floresta de Belize (foto Gary M. Stolz).
O Grande Buraco Azul localizado a cerca de 96 km do litoral de Belize, na Reserva de Barreiras de Recifes. Tem cerca de 300 metros de diâmetro e cerca de 122 metros de profundidade.
Pirâmide central na Zona Arqueológica de Altun Ha, em Belize.
Ruínas Mayas de Altun Ha - Belize Antes da chegada dos europeus, os mayas viveram por séculos em territórios da América Central, incluindo o atual país de Belize, onde se encontram as ruínas Altun Ha. Durante o período clássico da civilização maya, Altun Ha era o principal centro cerimonial da região e servia também como centro comercial e de ligação para outros centros mayas do litoral e do interior. As ruínas de Altun Ha consistem de duas praças principais, cerca de 13 templos e algumas estruturas residenciais. Evidências arqueológicas indicam que os maiyas se estabeleceram em Altun Ha a partir de 200 aC, com várias fases de reocupação da área até o século 14. |
Paisagem em St. George's Caye. Essa ilha do Distrito de Belize abrigou, no século 17, o mais antigo povoado britânico, em Belize, um reduto de piratas. Hoje, é um belo resort.
Copyright © Guia Geográfico - América Turismo |
Sítio arqueológico de Altun Ha, a cerca de 50 km da Cidade de Belize. Altun Ha era um grande centro comercial da civilização maya e foi ocupado por quase dois milênios de cerca do século 8 aC até por volta do século 10.
USGS
A Reed
Kent Wang