Cuba
◄ Caribe
Um dos últimos países comunistas do mundo, instalado numa ilha tropical das Antilhas, com lugares paradisíacos. A capital é Havana e a língua oficial é o espanhol.
Junto da ilha principal, Cuba possui cerca de 4 mil ilhotas. São mais de 300 praias de areias brancas e águas claras, incluindo Varadero, Holguín, Cayo Largo del Sur, Ciego de Ávila e Villa Clara.
Dos séculos 18 ao 20, Cuba foi um importante produtor de açúcar. Em 1902, conquistou independência. Nos anos 1950, era a mais rica ilha do Caribe, mas existia cassinos e muita corrupção. Em 1959, uma revolução popular, liderada por Fidel Castro, tomou o poder em Cuba. Nos anos 1960, o País tornou-se comunista e os Estados Unidos impuseram um bloqueio comercial.
Apesar de possuir uma taxa de analfabetismo praticamente nula, Cuba é um país relativamente pobre, onde não existe liberdade civil para os 11 milhões de cubanos (2018). O governo continua a equilibrar a necessidade de dar mais liberdade econômica, com o desejo de manter firme o controle político. O padrão de vida médio dos cubanos permanece abaixo daquele que existia no início dos anos 1990, quando havia considerável ajuda financeira da antiga União Soviética.
Mais: Fotos de Cuba e Turismo no Caribe ►
Praia na ilhota de Cayo Guillermo, norte de Cuba, entre as muitas belas praias cubanas.
Geografia de Cuba
Cuba é um país das Antilhas, banhado, ao norte, pelo Oceano Atlântico e, ao sul, pelo Mar do Caribe.
Nome oficial: República de Cuba.
Divisões administrativas: 15 províncias e um município especial (Isla de la Juventud): Artemisa, Camaguey, Ciego de Avila, Cienfuegos, Granma, Guantanamo, Holguin, La Habana, Las Tunas, Matanzas, Pinar del Rio, Sancti Spiritus, Santiago de Cuba, Villa Clara.
Nota: A Base Naval de Guantanamo, na ilha de Cuba, é administrada pelos EUA.
Relevo: plano, na maior parte, com montanhas a sudeste.
Área total: 110.860 km². Litoral 3.735 km.
Ponto mais alto: Pico Turquino, 2.005 m.
Portos: Cienfuegos, Havana, Matanzas.
Havana, capital de Cuba, com o Capitólio, ao fundo. O Capitolio Nacional de La Habana, inaugurado em 1929 como sede do corpo legislativo. Abrigou a sede do governo em 1959, posteriormente passou a abrigar o Ministerio de Ciencia, Tecnología y Medio Ambiente.
Catedral de la Virgen María de la Concepcíon Inmaculada, concluída em 1777, em Havana.
Rua de Havana por volta de 1900 (foto de W.H. Jackson).
Copyright © Guia Geográfico - América Turismo |
Cuba
Divulgação
Cunfek