A Guyana Francesa (Collectivité Territoriale de Guyane) é um departamento ultramarino da França, no norte da América do Sul. A maior parte do território é coberto por floresta. São 257 mil habitantes (2016). A capital é Caiena (Cayenne).

No início do século 16, os espanhóis exploraram o litoral da atual Guyana Francesa e começaram a colonizá-lo alguns anos depois. Posteriormente, o Território foi também disputado por franceses e holandeses. Estes foram expulsos, em 1676, e o Território passou a ser controlado pela França.

Em 1809, o Príncipe Regente de Portugal D. João, então no Brasil, mandou invadir Cayenne, como represália pela invasão de Portugal pelas forças de Napoleão. A ocupação durou até 1817 e deu origem à Guyana Portuguesa, registrada no mapa oficial do Brasil e da America Portuguesa, de 1821.

Desde 1968, a Agência Espacial Europeia usa o Centro Espacial de Kourou, no litoral do Território, para lançamentos de foguetes.

Caiena

 

 

 

América

 

Vista parcial de Caiena, situada no estuário formado pelos rios Caiena e Mahury. Foi fundada pelos franceses, em 1643, como La Ravardière. Em 1809, foi ocupada pelos portugueses.

 

Foguete

 

Mapa Guiana Francesa

 

Copyright © Guia Geográfico - América Turismo. roteiro de viagem na Guiana.

 

Hotel

 

Hotel nas Îles du Salut.

 

Início de lançamento do foguete Ariane, na base do Centro Espacial de Kourou (Centre Spatial Guyanais - CNES).

 

America do Sul

 

Îles du Salut (Royale, Saint-Joseph e île du Diable), banhadas pelo Oceano Atlântico, a 14 km de Kourou. A Royale serviu como prisão no século 19. São atualmente administradas pelo Centro Espacial.

 

Guiana Francesa

 

Ilhas

 

 

 

 

 

Raybx973

 

Divulgação

 

Divulgação