O Haiti é um país das Antilhas, banhado pelo Mar do Caribe, e que ocupa o terço ocidental da Ilha Hispaniola. O restante da Ilha é ocupada pela República Dominicana.
A colonização espanhola do atual Haiti começou nas primeiras décadas do século 16. Em 1697, a Espanha passou o controle dessa parte da Ilha para a França, que desenvolveu plantações de cana-de-açúcar com mão de obra escrava.
Em 1804, tornou-se o primeiro país caribenho a conquistar a independência. Em 1957, François Duvalier assumiu o governo do País e impôs uma ditadura, que durou até 1986. Os anos seguintes foram de turbulência política. Em 2004, o Haiti sofreu intervenção internacional através da ONU, incluindo com tropas enviadas pelo Brasil.
Em 2010, um terremoto devastou o Haiti, que já era um dos países mais pobres do mundo. São mais de 10 milhões de habitantes (2015). A capital é Porto Príncipe (Port-au-Prince).
◄ Caribe
Palácio Presidencial do Haiti, em Porto Príncipe, em 2006. Inaugurado, em 1918, em belo estilo neoclássico, com projeto do arquiteto haitiano Georges Baussan, foi severamente danificado no terremoto de 2010.
Transporte em vilarejo do Haiti.
Ruínas do Palácio de Sans-Souci, no Departamento do Norte. Foi uma cidadela construída no início do século 19, pelos haitianos, para residência do autoproclamado Rei Henrique I do Haiti. Após sua morte, em 1820, o Palácio foi saqueado, abandonado e finalmente destruído por um terremoto, em 1842.
Soldados brasileiros em treinamento, em 2016, para integrar as forças de paz da ONU, no Haiti. Adota-se um veículo blindado urutu, brasileiro.
Copyright © Guia Geográfico - América Turismo |
Porto Príncipe em fotografia publicada em 1931. Ao fundo, a Catedral parcialmente destruída no terremoto de 2010 (SÜDAMERIKA - Atlantis-Verlag Berlin / Zurich).
Catedral de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Haitiano.
Michelle Walz Eriksson
Gilberto Alves
Rémi Kaupp
Didier Moïse