As Ilhas Malvinas (Falkland Islands) são um arquipélago e um território britânico ultramarino autônomo, no Oceano Atlântico Sul. Possui vegetação rasteira, com poucas árvores, mas a fauna é rica, com muitos pinguins, focas e aves. A população é de 3.198 habitantes (2016), a grande maioria reside na capital Stanley.

Não é possível saber quais foram os primeiros europeus a avistarem essas ilhas. No século 16, as medições de coordenadas geográficas tinham muitos erros.

O primeiro registro das Malvinas, que parece não haver dúvida, foi feito, em 1592, pelo capitão inglês John Davis. Em 1594, as Ilhas foram reivindicadas para a Rainha Elizabeth I. O primeiro desembarque registrado foi feito, em 1690, pelo Capitão John Strong, que chamou o canal, que divide as duas grandes ilhas, de Falkland Sound, em homenagem ao Visconde de Falkland.

Em 1764, na Ilha Ocidental, foi fundado o primeiro povoado pelo capitão francês Louis Antoine de Bougainville, que chamou as Ilhas de Îles Malouines (daí Malvinas, em espanhol), em referência a Saint Malo, na França. No ano seguinte, os ingleses fundaram outro povoado na Ilha Oriental.

Nos tempos seguintes, houve disputas pelas Ilhas, entre espanhóis, franceses e ingleses. Nas primeiras décadas do século 19, com a independência das províncias espanholas, Buenos Aires passou a reivindicar as Malvinas.

Em 1982, a ditadura militar da Argentina estava em crise. Em 2 de abril, forças da Argentina invadiram as Ilhas, iniciando a Guerra das Malvinas. O Reino Unido enviou uma força expedicionária. As negociações na ONU, para terminar o conflito, falharam. Em 14 de junho, as forças argentinas, nas Ilhas, renderam-se. Esse conflito marcou a decadência do regime militar na Argentina.

Mais: Governo de Falkland

Ilhas Malvinas

 

Porto Stanley

 

 

Mapa Ilhas Malvinas

 

Paisagem nas Malvinas, com a residência do Governador, à esquerda.

(foto Falkland Islands Tourist Boad).

 

América

 

Malvinas

 

Colônia de pinguins (Aptenodytes patagonicus) nas Malvinas.

 

Elefantes marinhos

 

Um carcará, um tipo de falcão que habita as Malvinas. Os carcarás são originários da América do Sul e são bem conhecidos no Nordeste.

 

Ilhas Oceano Atlântico

 

Bandeira Malvinas

 

Pinguins

 

Elefantes-marinhos.

 

Falcão

 

Edificações nas Malvinas (divulgação).

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo. roteiro de viagem americano.

 

 

Americas