As Ilhas Malvinas (Falkland Islands) são um arquipélago e um território britânico ultramarino autônomo, no Oceano Atlântico Sul. Possui vegetação rasteira, com poucas árvores, mas a fauna é rica, com muitos pinguins, focas e aves. A população é de 3.198 habitantes (2016), a grande maioria reside na capital Stanley.
Não é possível saber quais foram os primeiros europeus a avistarem essas ilhas. No século 16, as medições de coordenadas geográficas tinham muitos erros.
O primeiro registro das Malvinas, que parece não haver dúvida, foi feito, em 1592, pelo capitão inglês John Davis. Em 1594, as Ilhas foram reivindicadas para a Rainha Elizabeth I. O primeiro desembarque registrado foi feito, em 1690, pelo Capitão John Strong, que chamou o canal, que divide as duas grandes ilhas, de Falkland Sound, em homenagem ao Visconde de Falkland.
Em 1764, na Ilha Ocidental, foi fundado o primeiro povoado pelo capitão francês Louis Antoine de Bougainville, que chamou as Ilhas de Îles Malouines (daí Malvinas, em espanhol), em referência a Saint Malo, na França. No ano seguinte, os ingleses fundaram outro povoado na Ilha Oriental.
Nos tempos seguintes, houve disputas pelas Ilhas, entre espanhóis, franceses e ingleses. Nas primeiras décadas do século 19, com a independência das províncias espanholas, Buenos Aires passou a reivindicar as Malvinas.
Em 1982, a ditadura militar da Argentina estava em crise. Em 2 de abril, forças da Argentina invadiram as Ilhas, iniciando a Guerra das Malvinas. O Reino Unido enviou uma força expedicionária. As negociações na ONU, para terminar o conflito, falharam. Em 14 de junho, as forças argentinas, nas Ilhas, renderam-se. Esse conflito marcou a decadência do regime militar na Argentina.
Ilhas Malvinas
Paisagem nas Malvinas, com a residência do Governador, à esquerda.
(foto Falkland Islands Tourist Boad).
◄ América
Colônia de pinguins (Aptenodytes patagonicus) nas Malvinas.
Um carcará, um tipo de falcão que habita as Malvinas. Os carcarás são originários da América do Sul e são bem conhecidos no Nordeste.
Elefantes-marinhos.
Edificações nas Malvinas (divulgação).
Copyright © Guia Geográfico - América Turismo |