Costa do Suriname e Guyana Francesa

 

América do Sul

 

Imagem da costa do Suriname e Guyana Francesa, norte da América do Sul.

Crédito da imagem (editada): Jacques Descloitres, MODIS Rapid Response Team, NASA/GSFC (2002).

 

Guianas

 

 

Suriname

 

Morfologia costeira

 

Mapa Guiana Francesa

 

Suriname, antiga Guyana Holandesa, faz fronteira com a Guyana, a oeste, Brasil, ao sul, e Guyana Francesa, a leste. Guyana é um termo indígena que significa "terra de muita água".

O reservatório Brokopondo, ou Brokopondostuwmeer, foi inaugurado em 1965, com a construção de uma represa no Rio Suriname. O aspecto negro na imagem acima deve-se ao reflexo da luz.

O litoral do Suriname é de baixa altitude e bastante inundável. Possui vários lagos e reservas naturais. Tem morfologia dinâmica. Na foto à esquerda, o Dr. Naipal (Universidade Anton de Kom) mostra a erosão na saída do Canal Totness, na costa do Distrito de Coronie. Erosões costeiras ocorrem em grande parte do litoral do Suriname.

De acordo com um estudo de cooperação da Universidade Católica de Leuven, da Bélgica, o trecho da costa da América do Sul, que se estende desde a foz do Amazonas até a foz do Orinoco, caracteriza-se por mangues e bancos de lama que se deslocam, no sentido oeste, a uma velocidade de cerca de 1,5 km/ano. Isso poderia explicar, por exemplo, parte das diferenças encontradas no Planisfério de Cantino, de 1502.

 

Mapa Paramaribo

 

Ampliação da parte central

 

Mapa Fisico

 

Americas

 

Mapa América

 

 

 

Guia Geográfico - Imagens da América do Sul, Guianas, Suriname , Paramaribo. Lago Brokopondo.

 

 

 

J. Monbaliu