Ilhas GalápagosIlhas Galápagos

Galápagos são um grupo de ilhas no Oceano Pacífico, de origem vulcânica. Alguns vulcões ainda são ativos. Fazem parte do Equador e são protegidas como um santuário de vida selvagem desde 1935, onde convivem pássaros, iguanas, leões-marinhos, tartarugas gigantes e muitos outros animais. Em 1978, foi tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade.

O Isolamento das ilhas no Pacífico permitiu o desenvolvimento de um ecossistema peculiar. Algumas espécies de animais existem apenas nas Ilhas Galápagos. A observação da vida animal de Galápagos forneceu inferências importantes para o desenvolvimento da teoria da evolução de Charles Darwin. O naturalista inglês chegou ao arquipélago na expedição do Beagle, entre 1831 e 1836.

As Ilhas Galápagos foram descobertas em 1535, pelo bispo do Panamá Tomás de Berlanga, quando seu navio ficou à deriva em viagem ao Peru. Ele batizou as ilhas de "Las Encantadas". Em seus escritos, o bispo enfatizava o grande número de grandes tartarugas (galapagos em espanhol) existentes nas ilhas.

Ilhas GalápagosGalápagos atrai mais de 60 mil turistas anualmente e é considerada a segunda maior reserva marinha do mundo, atrás apenas da Grande Barreira de Corais, na Austrália.

Veja também mais informações sobre Galapagos

 

 

Na foto, à esquerda, a Ilha Bartolomeu, do arquipélago de Galápagos. Em cima, pássaro de pés azuis, na Ilha Espanhola, em Galápagos.

 

 

 

 

Américas

Equador

 

Ecuador Turismo

 

Copyright © Guia Geográfico - Países da América do Sul, Ecuador