Ilhas GalápagosGalápagos são um grupo de ilhas no Oceano Pacífico, de origem vulcânica. Alguns vulcões ainda são ativos. Fazem parte do Equador e são protegidas como um santuário de vida selvagem desde 1935, onde convivem pássaros, iguanas, leões-marinhos, tartarugas gigantes e muitos outros animais. Em 1978, foi tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade.

As Ilhas Galápagos foram descobertas em 1535, pelo bispo do Panamá Tomás de Berlanga, quando seu navio ficou à deriva em viagem ao Peru. Ele batizou as ilhas de "Las Encantadas". Em seus escritos, o bispo enfatizava o grande número de grandes tartarugas (galapagos em espanhol) existentes nas ilhas.

O Isolamento das ilhas no Pacífico permitiu o desenvolvimento de um ecossistema peculiar. Algumas espécies de animais existem apenas nas Ilhas Galápagos. A observação da vida animal de Galápagos forneceu inferências importantes para o desenvolvimento da teoria da evolução de Charles Darwin. O naturalista inglês chegou ao arquipélago na expedição do Beagle, em setembro de 1835. Antes ele esteve em Abrolhos, na Bahia, outra importante fonte de informações para a sua obra A Origem das Espécies.

Veja também mais informações sobre Galápagos

 

Ilhas GalápagosNa foto, à esquerda, a Ilha Bartolomeu, do arquipélago de Galápagos. Em cima, pássaro de pés azuis, na Ilha Espanhola, em Galápagos.

Ilhas Galápagos

 

 

 

 

América

Equador

 

Charles Darwin

 

Abrolhos

 

Ecuador Turismo

 

Copyright © Guia Geográfico - Países da América do Sul, Ecuador, América do Sul.