Mapas Históricos da América

O entendimento de que a América era um novo mundo levou cerca de três décadas para ser assimilado por toda a comunidade acadêmica europeia de então. Prova disso está no Atlas Português de 1519, elaborado 27 anos após o desembarque de Colombo nas Antilhas. Nesse Atlas, que parece ser uma peça de propaganda, as terras americanas parecem ser indicadas como parte da Ásia.

Teria sido Américo Vespúcio o primeiro a afirmar que as terras lusitanas, por ele visitadas em 1501, seriam um novo mundo. Ao ler os textos de Vespúcio, o cartógrafo alemão Martin Waldseemüller resolveu batizar o Novo Mundo com o nome AMERICA, em homenagem ao navegador florentino, mas seguindo o padrão de toponímia dos demais continentes.

Originalmente, em 1507, a América era a Terra de Santa Cruz e sua extensão até o Oceano Pacífico. Os europeus tomaram conhecimento desse imenso oceano, em 1513, mas, desde 1506, cosmógrafos faziam estrapolações considerando sua existência, como nos casos dos planisférios de Contarini e de Ruysch (1507). O Planisfério de Rosselli (1508) é mais didático sobre o que se pensava da geografia do mundo de então. Mesmo nesses casos, as terras conhecidas do Canadá e Groelândia foram representadas como extensões da Ásia. O Estreito de Bering somente começou a ser registrado em mapas na segunda metade do século 16, como Estreito de Anian.

O Planisfério de Waldseemüller, de 1507, foi um grande avanço, em relação a outros mapas da época, mostrando as terras reivindicadas por portugueses e espanhóis, como um agrupamento nitidamente separado da Ásia.

Até o início do século 16, a América era considerada como parte das Índias por quase todos. Tem até mesmo a lenda de que São Tomé esteve no Brasil, deixada entre os índios pelos primeiros europeus, antes de 1515, pois São Tomé pregou na Índia. Após a constatação de que existia um Novo Mundo, essas terras passaram a ser chamadas de Índias Ocidentais e a denominação América foi estendida a todo o Continente.

Somente nos anos 1520, após a expedição de circunavegação de Fernão de Magalhães (1519-1522), a geografia do mundo passou a ser conhecida de forma mais próxima à real, o que foi expresso na Carta Universal de Diego Ribero, de 1529. Mas ainda levou algum tempo até que todo o litoral americano fosse conhecido e aparecesse em mapas.

Por Jonildo Bacelar

 

América

 

 

 

Guia geo Americas

 

Mercator

 

Cristóvão Colombo

 

America seculo 18

 

Mapa histórico Estados Unidos

 

Mapas Historicos

 

Mapa de Nova York no ano da Declaração de Independência dos Estados Unidos. George Washington montou seu quartel general na Cidade no mesmo ano.

 

America Mapas

 

New York map

 

Estados Unidos

 

Mapa antigo

 

Americo Vespucio

 

 

Copyright © Guia Geográfico América

 

 

Mapas Históricos da América